CRC – Contabilidade: O que é? Para que serve?

CRC significa Conselho Regional de Contabilidade. O CRC é responsável por habilitar o exercício da profissão de contadores formados, orientar e fiscalizar as atividades relativas à prática da contabilidade.

Todos os Conselhos Regionais de Contabilidade (27 ao todo, um em cada estado do país) são norteados pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade. A função deles é estabelecer diretrizes dentro da profissão, disseminando os valores ético-profissionais para que sejam seguidos por todos os profissionais da contabilidade.

O CRC também promove programas educacionais para aprimorar o conhecimento dos profissionais da área e atua na fiscalização e punição das atividades fraudulentas dentro do exercício da profissão. O Conselho deve levar às autoridades competentes os casos mais severos de crimes e contravenções que não podem ser julgados por ele próprio.

Registro no CRC – Como Consultar?

É o CRC que expede a carteira profissional obrigatória que habilita os formados em Curso de Ciências Contábeis ou Curso Técnico em Contabilidade a exercerem a profissão dentro da lei. Hoje em dia, porém, apenas os bacharéis em Ciências Contábeis estão aptos a solicitar a carteira com o registro profissional.

Você pode consultar o número do CRC de qualquer contador através do site do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) clicando aqui.