CRN – O que é? Quanto custa? Como consultar?

CRN significa Conselho Regional de Nutricionistas, cuja função é conduzir, regular e supervisionar o exercício da profissão do nutricionista no Brasil. Para exercer a profissão, todo nutricionista deve estar devidamente inscrito no CRN da área em que pretende trabalhar.

Os Conselhos Regionais de Nutricionistas, em conjunto com o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) são responsáveis por esclarecer e receber denúncias relacionadas ao exercício da profissão.

O profissional graduado em nutrição que esteja exercendo a profissão sem a inscrição no CRN responderá judicialmente, sofrendo sanções da lei.

Ao se inscrever no CRN, o profissional toma posse de sua carteira de identificação profissional, cujos nome e número de CRN estarão inscritos.

Ao todo, há dez Conselhos Regionais de Nutricionistas e cada um atende a uma jurisdição – um determinado estado ou área.

Quanto custa para tirar o CRN?



Para os nutricionistas, o preço da inscrição no CRN em 2017 é de R$ 374,15. Para os técnicos de nutrição e dietética, o valor é de R$ 187,08.

Como consultar o CRN de um nutricionista?

Para consultar qualquer CRN de nutricionistas em todo o Brasil basta ir no site do Conselho Federal de Nutricionistas e clicar no campo consulta nacional de nutricionistas.

Como ter CRN de Técnico em Nutrição?

O curso de Técnico em Nutrição e Dietética pode ser feito por alunos formados no Ensino Médio e por maiores de 18 anos. O curso conta com carga horária de 1.200 horas + 300 horas de estágio (pode ser mais, a depender da instituição).

Para exercer a profissão, o técnico em nutrição precisa ter em mãos o certificado do curso profissionalizante, o registro profissional (CRN) feito na área em que ele irá trabalhar, além de manter o pagamento da anuidade ao Conselho Regional de Nutricionistas de sua área em dias.

Os documentos necessários para obter a inscrição de Técnico em Nutrição e Dietética no CRN são: diploma (original e cópia), carteira de identidade, CPF e comprovante de residência (originais e cópias), 1 foto 3×4 original com fundo branco obrigatório e a carteira de trabalho original.

O que faz o Técnico em Nutrição e Dietética?

O técnico em nutrição faz a pesagem de pacientes e avaliações nutricionais. Ele analisa as dietas de rotina prescritas pelo nutricionista, faz parte de programas de educação alimentar, monitora as condições higiênico-sanitárias no processo de produção de refeições e alimentos, transporte e distribuição de refeições.