CRV – Significado e Expedição

CRV significa Certificado de Registro de Veículo, um documento expedido pelo DETRAN. No CRV ficam as informações do atual proprietário e sua assinatura, identificação do antigo proprietário, além de todas as características do veículo.

O CRV serve para atestar a posse do automóvel pelo seu dono. É no CRV que ficam registradas o modelo e marca do veículo, placa, código do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e outras características do mesmo.

Quando o CRV é expedido?

O CRV – Certificado de Registro de Veículo, é expedido pelo DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito, quando o veículo é emplacado pela primeira vez, mas também deverá ser novamente emitido quando houver a transferência do veículo para outro nome e alterações em seus aspectos físicos.

Nesses casos, o DETRAN deverá ser notificado para emitir o novo CRV.

CRV e CRLV – Qual é a diferença?

O CRV não é o documento de porte obrigatório dentro do veículo por parte de seu proprietário, e sim o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, que concede o direito para o indivíduo trafegar livremente com seu automóvel.

Para ter o CRLV é preciso estar com todas as dívidas quitadas perante o DETRAN, como o seguro obrigatório, IPVA e multas, se houver.

O CRV, portanto, não deve ser mantido dentro do veículo, mas guardado na residência do proprietário do automóvel, em local seguro.