FDN: Significado – Facção Criminosa

O significado de FDN é Família do Norte. A FDN é a terceira maior facção criminosa do país, rival do PCC (Primeiro Comando da Capital) e aliada do CV (Comando Vermelho), primeira e segunda maiores facções do Brasil.

A Família do Norte foi criada no Amazonas e é comandada pelos narcotraficantes Zé Roberto da Compensa e Gelson Lima Carnaúba. A facção surgiu como uma reação à liderança do tráfico exercida pelo PCC (Primeiro Comando da Capital).

Massacre de Manaus

A FDN – Família do Norte, foi a facção que mandou degolar e esquartejar 56 traficantes rivais do PCC (facção rival) no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em primeiro de janeiro de 2017, provocando, assim, a segunda maior chacina penitenciária do Brasil.

FDN e CV (Comando Vermelho)

O Comando Vermelho se aliou à Família do Norte para enfrentar o PCC. Os atritos que ocorreram entre a FDN e o PCC em 2011 fizeram surgir uma guerra entre PCC e CV (Comando Vermelho) em 2016, as duas maiores facções criminosas do país que disputam o domínio do tráfico de drogas nas fronteiras do país.