MIT – O que Significa? Como Entrar Gratuitamente?

A sigla MIT significa Massachusetts Institute of TechnologyInstituto de Tecnologia de Massachusetts (em português).

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts é uma faculdade independente que fica em Cambridge/Boston, no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Ele possui diversos departamentos e figura como um dos Institutos que são líderes mundiais em investigação científica, tecnologia e engenharia. Uma prova disso é que o MIT já ganhou mais de 70 Prêmios Nobel.

Como estudar no MIT gratuitamente?

O processo de admissão do MIT é feito através do site my.mit.edu. O aluno deve preencher e enviar o Financial Aid Form – Formulário de Assistência Financeira, onde deverá informar renda anual dos seus pais, contas bancárias e gastos por ano.

Os estudantes brasileiros interessados podem recorrer às instituições brasileiras que oferecem ajuda financeira, como IBEU (Instituto Brasil Estados Unidos) e Fundação Estudar.

Há duas formas de brasileiros ingressarem no MIT: se estiver cursando o colegial, pode prestar a faculdade como Freshman, se já estiver fazendo faculdade no Brasil por pelo menos 1 semestre e menos de 2 anos, pode prestar como Transfer.

O MIT investe fortemente em financiamento estudantil: 3 em cada 4 alunos são bolsistas e recebem ajuda financeira. Ser aceito no MIT requer um currículo notável: a maioria dos estudantes aprovados destaca-se em alguma área, como música, artes, esportes e ciências a nível regional, nacional ou internacional.

Três exames são cobrados obrigatoriamente: SAT I ou o ACT; o TOEFL, para atestar o domínio da língua inglesa e de disciplinas do SAT II: matemática, física, química ou biologia.

O processo de seleção do MIT não leva em conta apenas a nota final do exame, mas o currículo colegial. O aluno deve dominar a arte de comunicação, ter compromisso com a sociedade e possuir qualidade importantes, como liderança, determinação e iniciativa, aspectos que são analisados em um processo que leva em conta entrevistas, redação e cartas de recomendação.

É claro que a fluência em inglês também é imprescindível, além da boa escrita. Os estudantes que querem entrar no MIT também podem comparecer a uma entrevista pessoal com um membro da universidade em seu próprio país.

Cursos do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Vários cursos são oferecidos pelo MIT dentro dos seguintes programas de estudo:

  • Escola de Arquitetura e Planejamento;
  • Escola de Engenharia;
  • Escola Sloan de Administração;
  • Escola de Ciências;
  • Faculdade Whitaker de Ciências da Saúde e Tecnologia.