NIS – O que é e Para que Serve?

NIS é o Número de Identificação Social atribuído a todas as pessoas que receberão benefícios sociais pelo Governo Federal através da Caixa Econômica Federal e não possuem cadastro no PIS (Programa de Integração Social).

Como conseguir o NIS?

O NIS é gerado pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), responsável por coletar os dados de quem recebe benefícios do Governo Federal, como o Bolsa Família, por exemplo. O NIS também é chamado de PIS/PASEP ou NIT.

Para fazer o cadastro do NIS pela primeira vez, o trabalhador deve ir à secretaria regional do Ministério do Trabalho ou na Caixa Econômica Federal para fazer a primeira carteira de trabalho (CTPS).

O NIS pode ser encontrado nos seguintes documentos:

  • Cartão Cidadão Caixa;
  • Carteira de Trabalho;
  • Cartão Bolsa Família – assim como no caso do Cartão Cidadão, o NIS é o número do beneficiário titular impresso no cartão;
  • Carteira de Identidade – em alguns documentos de Identidade, o número do PIS/PASEP está presente e representam o NIS.

NIS e PIS são a mesma coisa?

Na prática, NIS (Número de Identificação Social) e PIS (Programa de Integração Social) são a mesma coisa, pois representam o mesmo número.

A diferença entre eles consiste no fato de que o NIS é atribuído a qualquer cidadão beneficiário de programas sociais ou que venha a ser beneficiado no futuro, enquanto o PIS é gerado quando o cidadão consegue o seu primeiro emprego com carteira assinada.