» » Abreviação de Alagoas

Abreviação de Alagoas

A forma correta de se abreviar o estado brasileiro de Alagoas é AL.

Alagoas é um estado situado no Nordeste do Brasil, sendo um dos 27 estados brasileiros e estabelecendo limites territoriais com Pernambuco, Sergipe e Bahia, além da sua proximidade com o Oceano Atlântico, o que garante ao estado algumas das mais belas praias do país.

No sentido territorial, Alagoas ocupa cerca de 27 mil km², não tendo grande expressão nacional quanto a sua dimensão. Como capital, tem Maceió que é a maior cidade do estado, seguida por Arapiraca e Rio Largo, respectivamente.

Antigo território pernambucano


Há séculos atrás, o território alagoano já esteve associado a então capitania de Pernambuco, conquistando autonomia da mesma apenas no século XIX, em 1817, como resultado negativo para os pernambucanos por conta do movimentado separatista por eles liderado, a Revolução pernambucana.

Nesse mesmo momento histórico, Alagoas passou a apresentar uma vida econômica e social que correspondiam aos interesses colonizadores, sendo inclusive localidade reconhecida quando o assunto é a expansão da cana de açúcar no período em questão.

Origem do nome Alagoas

Ao pensarmos na origem do nome do estado de Alagoas, é comum associarmos a uma palavra muito comum no idioma português; Lagoa. E sim, essa associação está certa, visto que a nomeação se justifica pela considerável quantidade de lagoas e rios pertencentes ao estado.

Exemplos de Como abreviar Alagoas

  • Meu sonho é passar férias em Maragogi – AL.
  • O estado de AL foi muito explorado pelos colonizadores.
  • Visitei parentes em Arapiraca, em AL.
  • Há diversas opções de ônibus saindo de Salvador-BA para Maceió-AL.
  • AL é berço de grandes influenciadores brasileiros.

Atualizado em: 04/11/2021 na categoria: Estados