» » Abreviação de Capitão

Abreviação de Capitão

No âmbito militar, há a presença de diversas terminologias, muitas delas servindo para especificar hierarquias internamente estipuladas. Nesse sentido há a presença da palavra capitão que, como forma de abreviação tem cap., sendo essa forma aceita inclusive para o meio formal.

O que significa ser um capitão?


O termo capitão é de forma comum associado à área militar, mas pode ainda se referir a outros campos de organização social uma vez que, ser um capitão significa alguém que é responsável pela organização e liderança de determinado grupo, sendo um alto cargo a se exercer.

Essa palavra pode ainda estar associada ao sentido esportista, como capitão de um time, ou mesmo empregado para equipes de trabalho onde o capitão é responsável por fiscalizar e analisar o desempenho dos demais membros do seu grupo no trabalho exercido.

Capitão na hierarquia militar

Para fins de organização, há uma hierarquia na área militar que se refere aos cargos empregados a cada membro, onde há atrelada a isso a intenção de se buscar cargos cada vez melhores e mais altos. Dentre essas posições está a de capitão.

No militarismo, um capitão geralmente está entre o cargo de Tenente e Major do exercito ao qual está relacionado, tendo enquanto uma de suas principais funções o comando daqueles que estão abaixo na hierarquia, os organizando e assegurando o bom funcionamento e comportamento da equipe.

Exemplos

  • É preciso ter respeito pelo Capitão, e não medo.
  • Ao sair do jogo, ele passou a braçadeira de capitão ao camisa 6.
  • Você é um grande capitão, sempre disposto a melhorar o nosso trabalho.
  • Trabalho duro para ser o próximo capitão da nossa equipe.
  • Batemos continência ao Capitão, esse é um sinal de respeito.

Atualizado em: 13/11/2021 na categoria: Militar