» » Abreviação de Doutores

Abreviação de Doutores

Existem diversos pronomes de tratamento comuns na língua portuguesa e em sua diversidade, acabam sendo divididos em algumas especificações, como no caso dos que são de forma mais comum associados a área acadêmica, como no caso de doutores, que tem como abreviação drs.

Origem da palavra


No final do século XI, no continente europeu, houve a criação das universidades que nesse mesmo século já iniciaram importantes transformações na sociedade, e dentre elas está a presença da origem da palavra doutor, utilizada nesse contexto para os que eram doutores em Filosofia ou Teologia e exerciam a profissão de professor.

Já no Brasil, o termo ganhou popularidade apenas no século XIX através da fundação das primeiras universidades de medicina do país, que acabaram por revelar a sociedade aspectos novos de ensino e aprendizagem, iniciando mudanças que podem ser vistas ainda nos dias atuais.

O que significa ser Doutor?

Doutor corresponde a uma titulação acadêmica referida a aqueles que, por meio de sequenciais etapas do ensino, alcançaram a formação em um Doutorado, um dos mais altos alcances na trajetória universitário, ficando atrás nesse sentido apenas daqueles que chegam ao pós doutorado.

Para alcançar essa nomeação, é preciso se graduar, realizar um mestrado e ingressar no doutorado, que tem duração de 4 anos e possui aprovação dada mediante a apresentação de uma tese muito bem elaborada de acordo com a área de estudo.

Exemplos usando Drs.

  • Eles são, respectivamente, Drs. em Economia e Ciência politica.
  • Estou lendo um livro escrito por Drs. em Zoologia.
  • Ao alcançar o grau de Drs. decidiram partir para o pós doutorado.
  • Ambos os apresentadores da mesa são Drs. em Ciências Sociais.
  • Meu sonho é de que os meus filhos se tornem Drs.

Atualizado em: 06/11/2021 na categoria: Pronomes de Tratamento