» » Abreviação de Obrigado

Abreviação de Obrigado

Provavelmente você já viu esse termo circulando por aí, mas obg é a forma correta para abreviação de obrigado, uma sigla informal que vem sendo cada vez mais utilizada entre os usuários das redes sociais. Vamos entender melhor sobre ela!

O que significa obrigado?

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, há dois significados possíveis para a palavra obrigado, o primeiro diz respeito a alguém ser forçado a realizar determinada ação contra a sua vontade, ou seja, uma obrigação.

Já no sentido da abreviação “obg”, obrigado significa uma forma comum de agradecimento, é utilizado para expressas gratidão diante de determinada fala ou ação positiva feita a quem agradece. Como é uma palavra bem comum, essa abreviação é bem importante para diminuir o tempo na hora da digitação!

Quando usar abreviação para obrigado?

Mas é claro que é preciso estar atento quanto alguns detalhes para a utilização dessa forma abreviada, já que ela faz parte do vocabulário informal e, por isso, não é reconhecida de modo oficial pelos estudiosos da língua.

Por esse motivo, é importante ter cuidado para não usar “obg” em trabalhos acadêmicos ou até mesmo documentos a serem redigidos, lembra de deixar esse termo apenas no meio virtual e para conversas informais entre amigos, não a utilizando nem mesmo para e-mails que demandem uma formalidade.


Exemplos;

  • Quero te dizer obg por ser uma amiga tão especial.
  • Obg pelo elogio, amo seus comentários na minha foto!
  • Oi, obg por tudo, te desejo um feliz aniversário.
  • Seja bem vindo, obg por aceitar minha solicitação de amizade.
  • Obg pela mensagem mais cedo, ela me ajudou a lembrar de algo.

Diferença entre obrigado e obrigada

Por último a gente quer te falar sobre pequenos detalhes que diferenciam os termos obrigado e obrigada, uma dúvida bastante comum que cabe ser dita aqui, até porque já te falamos sobre a necessidade de usar a forma completa da palavra em ambientes formais.

Como forma de agradecimento, o termo depende de para quem estamos agradecendo. Ou seja, caso estejamos agradecendo a um homem, falamos “obrigado”. Já se uma mulher é a quem devemos agradecer, o termo correto a ser utilizado é “obrigada”. É só seguir isso, conforme os exemplos:

  • Paulo, obrigado por toda a sua atenção durante o atendimento.
  • Obrigada a você, Ana, por cada palavra de apoio

Atualizado em: 28/01/2022 na categoria: Gírias