» » Abreviação de Piauí

Abreviação de Piauí

A forma correta de abreviação para o estado do Piauí é PI.

Compondo o quadro de 27 unidades federativas do Brasil, o Piauí está situado na região Nordeste do País e faz fronteira com outros 4 estados da mesma região; Ceará, Bahia, Pernambuco e Maranhão, além de Tocantins já no Norte brasileiro.

Com a menor extensão litorânea do Brasil, o estado ainda possui uma dimensão territorial considerável de 251 577,738 km², ocupada por mais de 3 milhões de habitantes, sendo quem nasce no Piauí, um piauiense!

De colônia a um importante estado


Durante a História do Brasil, muitos europeus aqui chegaram, interferindo em diversas porções de terra, como foi o caso do Piauí que foi intensamente povoado por colonizadores, principalmente portugueses. Um fato curioso é que o Piauí já chegou a fazer parte de outros dois estados, a Bahia e o Maranhão.

Já com a oficial independência do Brasil dos portugueses em 1822, o estado piauiense seguiu resistindo pela sua emancipação, a alcançando no ano seguinte, em 1823, após diversas batalhas travadas. Algum tempo depois, sua primeira capital, Oeiras, perdeu o posto para Teresina, capital ainda hoje. Desde então, passou a evoluir consideravelmente.

O que significa Piauí?

Com grande influência indígena na constituição do estado, o nome Piauí está relacionado ao tupi guarani que viveram por muito tempo no território antes da chegada dos portugueses em terras brasileiras.

Piauí vem da junção “piau” que significa peixes pintados e de “i” que é água, uma marca ainda hoje dos indígenas que ali viveram. Além disso, o estado já chegou a ser nomeado de São José do Piauí no século XVIII, mas mudou e atualmente o conhecemos apenas como Piauí.

Exemplos de Como Abreviar Piauí

  • Fiquei no ônibus por mais de 10h para chegar de Salvador ao PI.
  • As dunas do PI representam a beleza do Nordeste.
  • De acordo com o mapa, o PI já fica muito perto da região Norte
  • Oeiras já foi a capital do PI.
  • Nasci e me criei em Teresina-PI.

Atualizado em: 14/10/2021 na categoria: Estados