» » O que é ml? Quando utilizar?

O que é ml? Quando utilizar?

Dentre tantas unidades existentes, ml se destacada por ser uma das mais comuns delas, utilizadas no nosso dia a dia com recorrência. Abaixo, entenda o significado da abreviação e também formas pelas quais ela costuma ser citada.

O que significa Ml?

Ml é a sigla utilizada para representar mililitro, uma unidade de volume utilizada para líquidos, sendo parte menor de 1 litro. Por exemplo, 1 litro equivale a 1000 mililitro, sendo então um milésimo de litro.

Essa abreviação se liga também a medida um centímetro cúbico, onde 1ml equivale a 0,000001 metro cúbico, sendo essa uma medida utilizada internacionalmente, sendo necessário lembrar disso para possíveis adaptações de medidas.

Quando ml é utilizado?


Como eu te disse, essa medida é utilizada para líquidos. Mas para além disso, essa medida é muito utilizada na área farmacêutica, onde doses menores são mais comuns tanto em receitas médicas quanto nos próprios frascos de remédio.

Para receitas culinárias, as medidas também são expressadas em ml, servindo para água, leite, óleo e muitos outros líquidos. No mercado, é comum que eles sejam comprados já em litro, mas é possível encontrar algumas bebidas vendidas em ml, como iogurtes.

Exemplos:

  • Utilizei 300ml de água na receita.
  • Fui ao mercado e encontrei promoção para 500ml de iogurte.
  • O médico me receitou 3ml desse remédio diariamente.
  • O shampoo abriu no caminho, perdi cerca de 50ml dele.
  • Comprei o frasco da medicação com 100ml.

Unidade menor que ml

Apesar de não usarmos com tanta frequência, existem sim medidas menores que o mililitro, fazendo parte de uma escala mais técnica dentre os que estudam a área da física, por exemplo, podendo ser importante em alguns casos.

Essas medidas são o decilitro e centilitro, representados pelas siglas dl e cl, respectivamente.

Atualizado em: 29/03/2022 na categoria: Medidas