» » O que é var.? Significado e aplicação Prática

O que é var.? Significado e aplicação Prática

Se você gosta de futebol ou ao menos conhece alguém que gosta, é muito provável que já tenha ouvido falar sobre o VAR. Mas seu sentido não é tão conhecido quanto a sigla, e justamente por isso evidenciamos detalhes sobre ela logo abaixo:

O que é VAR.?

VAR é a sigla que utilizamos para nos referir a Video Assistant Referee, ou seja, Árbitro Assistente de Vídeo em tradução para o nosso idioma. Assim, se refere a possibilidade de que lances sejam revistos em vídeo ao longo de partidas de futebol.

Essa revisão faz com que se haja mais exatidão nas decisões dos árbitros, isso porque o apoio tecnológico contribui para a diminuição de erros, o que vinha sendo cada vez mais comum antes dessa decisão que causou muito pressão a FIFA, a Federação internacional de futebol.

Exemplos:


  • Depois do VAR, a decisão foi modificada.
  • No VAR, o lance ficou muito mais evidente.
  • Eu acho que ele poderia ter recorrido ao VAR.
  • Seria bom se tivéssemos o VAR há mais tempo.

Como funciona o VAR.?

Para que a ideia seja colocada em prática, se organizam três árbitros em uma sala específica, repleta de monitores que os permitem entender lance a lance o jogo que está acontecendo, tendo todo o amparo da tecnologia para essa observação mais atenta.

Com isso, eles podem chegar a consensos e observar jogadas específicas, mesmo que devam estar atentos a todo o jogo para entender suas jogadas e possíveis infrações, que podem envolver faltas, penaltis e até mesmo cartões vermelhos, por exemplo.

Quando o VAR. pode ser utilizado?

Assim, vale frisar também que é possível recorrer ao VAR em situações específicas, como na observação de atitudes que devem ser penalizadas ou na marcação de um gol que ainda propicie certa dúvida sobre sua validade.

Apesar disso nem sempre há acertos, já que também existe a parte de interpretação dos árbitros nesse processo.

Atualizado em: 01/06/2022 na categoria: Siglas