» » O que significa GB?

O que significa GB?

GB é uma sigla que se refere ao meio tecnológico e não é incomum que possamos a avistar sendo mais utilizada a cada dia. Diante da sua popularidade mas desconhecimento sobre o que significa, separamos informações abaixo para te ajudar com isso de forma simples. Confira:

O que significa GB?

GB é a forma encurtada de falar sobre Gigabyte, uma unidade de medida que se relaciona ao campo tecnológico e que está muito presente quando sobre informações acerca de aparelhos nesse sentido, como celulares, notebooks e cartões de memória, dentre tantos outros.

Isso acontece por ser uma medida utilizada para refletir a capacidade de memória e armazenamento de dados de um determinado aparelho eletrônica, sendo esse dado essencial para o funcionamento do objeto a ser escolhido, principalmente quando se precisa de uma alta performance.

Exemplos:


  • O celular que ele comprou tem 8GB de memória RAM.
  • Vou comprar um celular, mas quero com 128GB.
  • Tem uma grande diferença de preço entre o iphone com 64GB e 128GB.
  • Já usei quase 100GB de memória do meu aparelho.

Origem do termo GB

A concepção acerca de GB surgiu ainda nos anos 60, onde já se percebia a necessidade de certa padronização entre os computadores para que fosse possível ter especificações importantes sobre eles, consideradas no sentido de entender a potência da máquina adquirida, podendo fazer a melhor escolha dentre as opções disponíveis.

Atualmente já foram desenvolvidos outros modelos pelo mercado tecnológico para essa organização e dentre os principais e mais completos deles é a tabela ASCII, que ainda compõe o sistema de memória interna de computadores.

Siglas associadas

  • Byte (1GB = 1000000000 bytes)
  • Megabyte (1GB = 1000 megabytes)

Atualizado em: 11/05/2022 na categoria: Siglas