» » Abreviação de Porque

Abreviação de Porque

A abreviação de porque é pq. Pq é uma abreviação utilizada, na maioria das vezes, em bate-papos da internet, portanto não deve ser utilizado em contextos mais sérios ou oficiais.

Porque pode funcionar como uma conjunção explicativa ou uma conjunção casual, a depender do contexto. Existem 4 tipos de porque: porquê, por quê, porque e porque.

Quatro Tipos de Porque


Abaixo explicamos em quais situações é indicado utilizar cada um dos tipos de “porque”:

Porque, escrito junto e sem acento, assume a forma de uma conjunção explicativa. É sinônimo de “pois”, “uma vez que” e “para que”. – Ex: Não irei para a aula porque estou doente.

Por que, escrito separado e sem acento, é considerado um advérbio interrogativo, se utilizado para fazer uma pergunta. É sinônimo de “por qual motivo” ou “por qual razão”. – Ex. Por que você não ajudou na confecção dos cartazes?

Porquê, junto e com o acento circunflexo, é considerado um substantivo. Significa “o motivo” ou “a razão”. Ex – Gostaria de saber o porquê de tantos atrasos em um único mês.

Por quê, separado e com acento, é considerado um advérbio interrogativo e é sinônimo de “por qual motivo” ou “por qual razão”, assim como o “por que”, separado e sem acento. A diferença é que “por quê” só deve ser utilizado antes de algum sinal de pontuação, a exemplo da interrogação. Ex – Você não apareceu para apresentar seus seminários. Por quê?

Na linguagem de internet, “pq” pode assumir a forma de todos esses citados acima.

Exemplos com Pq

Alguns exemplos com Pq são:

  • Pq você não foi a aula hoje?
  • O carro parou pq você não colocou gasolina.
  • A sua irmã me disse que você bateu nela, pq?
  • Você pode me explicar o pq de ter comprado tantas latas de azeitona?

Atualizado em: 04/04/2019 na categoria: Principais Dúvidas