» » Abreviação de Amazonas

Abreviação de Amazonas

A abreviação correta para o estado do Amazonas é AM, podendo assim ser utilizado inclusive para documentos formais, visto a sua validade diante das regras do nosso idioma.

O Amazonas, por sua vez, é um estado brasileiro localizado na região Norte do país, sendo o maior de todo o território brasileiro, seguido do estado do Pará que também é uma localidade nortista. O Amazonas é, por exemplo, maior que a soma de países como Espanha e França.

Esse estado contém ainda uma numerosa população que passa dos 4 milhões de habitantes, tendo Manaus como capital e também como cidade mais populosa, sendo ela um grande centro urbano de turismo e comércio, bastante conhecida em âmbito nacional assim como outras cidades do interior do Amazonas, como Parintins.

A floresta Amazônica

O estado do Amazonas possui grande notoriedade ainda dentro do Brasil, mas também fora dele e o grande motivo atrelado a esse fator está ligado a floresta amazônica, sendo esta a maior floresta tropical do mundo, rica em biodiversidade e vasta extensão, chamando muita atenção principalmente quando o assunto é sustentabilidade.

A formação amazonense propicia a extração de diversas matérias primas para a produção industrial, o que fez com que Manaus se tornasse uma das grandes potencias do país, chamando a atenção inclusive de multinacionais. Além disso, os rios associados a floresta fazendo parte do cotidiano de grande parte da população, como meio de transporte e também de subsistência.

Origem do nome Amazonas

O nome do estado do Amazonas reflete o processo de colonização europeia que esteve relacionado a formação do estado, sendo associado há uma lenda de origem grega que chegou ao Brasil por meio do processo de influência estrangeira no Brasil.

Essa nomeação, por sua vez, está relacionado ao fato das índias encontradas pelos europeus no território amazonense e associaram as mesmas as amazonas da mitologia grega, fazendo uma ligação entre ambos os povos e originando assim o estado do Amazonas conforme os conhecemos hoje.

Exemplos de Como abreviar Amazonas

  • Para ir a aldeia indígena, peguei um voo para Manaus-AM, e depois outros transportes.
  • A Petrobras se instalou na região de Manaus – AM.
  • Tem crescido o índice de desmatamento no AM.
  • O ponto mais alto do país é o Pico da Neblina-AM.
  • No AM, há grandes riquezas culturais e ambientais.


Atualizado em: 26/06/2023 na categoria: Estados