IBAMA

É uma sigla que significa: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. IBAMA é um órgão do governo federal do Brasil, cuja função é proteger os recursos naturais do país.

O IBAMA protege animais, rios, lagos, vegetações e outros recursos do nosso país. Criado em 22 de fevereiro de 1989, o IBAMA tem um papel muito importante na preservação ambiental brasileira, acompanhando desmatamentos, queimadas ou focos de incêndio nas matas e florestas existentes.

O IBAMA e a Lei


O IBAMA faz parte da Lei nº 7.735, criada para proteger ao máximo a natureza do nosso país. Uma das funções do IBAMA é questionar ações de proteção ambiental do governo brasileiro, como a aprovação de projetos ou a recuperação de rios, como o Tietê em São Paulo.

Também é comum que o IBAMA cobre uma maior fiscalização nas matas e na Floresta Amazônica, tanto para impedir a extração de madeira, quanto para evitar o tráfico de animais.

O IBAMA e o Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza a política nacional do meio ambiente, conscientizando a população sobre a importância de preservar a natureza, além de tratar de assuntos graves, como poluição em massa e desastres ambientais.

O IBAMA é subordinado do Ministério do Meio Ambiente, representando a parte dos direitos das populações em assembleias.

Atualizado em: 04/04/2019 na categoria: Órgãos públicos