ONU

ONU é a sigla para: Organização das Nações Unidas.

A ONU é uma organização internacional onde governos de diversos países se reúnem para promover a união entre países em prol do bem-estar mundial.

A ONU substitui a Liga das Nações, que tinha, praticamente, as mesmas funções políticas. Criada em 1945, no contexto pós-guerra, seu principal objetivo era impedir que outros conflitos como aquele acontecessem, ou seja, a ONU foi criada para promover a paz entre os países do mundo.

A ideia original veio do presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt, que sugeriu a criação de uma agência substituta para a Liga das Nações. Sendo assim, a Carta das Nações Unidas foi escrita em uma conferência que aconteceu em abril-junho de 1945, entrando em vigor em 24 de outubro do mesmo ano.

A ONU desempenhou papeis importantes no decorrer da história. Uma intervenção bastante marcante foi a criação do estado de Israel, na Ásia, dado aos povos judaicos.

Quais os Países Membros da ONU?


A ONU foi fundada por 51 países, entre eles os EUA e o Brasil. Atualmente, há 193 países membros dessa organização, mas também é importante destacar que existem alguns países que não fazem parte da ONU, como o Vaticano, Taiwan, a Palestina e Kosovo.

Qual o Símbolo da ONU?

O símbolo da ONU é uma projeção cartográfica do nosso planeta, porém sob os conceitos de Azimutal, ou seja, é uma projeção equidistante. Nesse tipo de projeção, são alteradas formas e ângulos, mas as distâncias são mantidas.

Além disso, ainda há a representação de um ramo de oliveira, que simboliza a paz.

Sede da ONU

A sede da ONU localiza-se em Manhattan, Nova York. Ainda exitem outros territórios em Viena, Genebra e Nairóbi.

Esses territórios possuem extraterritorialidade, ou seja, são livres das jurisdições locais. Nesse caso, tanto a sede quando os territórios onde a ONU se localiza, têm suas próprias leis e não precisam se submeter às leis dos locais onde estão.

Atualizado em: 04/04/2019 na categoria: Órgãos públicos