GPS – O que é? Para que Serve? Quem Inventou?

GPS é a sigla em inglês para Global Positioning System que, traduzido para o português, significa Sistema de Posicionamento Global. O GPS é um guia de posicionamento e localização de endereços e pontos específicos.

O GPS funciona através da captação de sinais de 24 satélites espalhados pela órbita terrestre que possuem informações sobre todas as coordenadas geográficas da Terra. Os aparelhos de GPS podem ser instalados em carros e também são utilizados para fornecer informações de localização em viagens aéreas ou marítimas.

GPS para Celular

Há diversos aplicativos gratuitos de GPS para smartphones que podem funcionar até sem internet, como é o caso do Oi Mapas, aplicativo desenvolvido pela Oi para sistema Android. Os melhores aplicativos gratuitos de GPS para Android são:

  • Waze – GPS, Mapas e Trânsito em Tempo Real;
  • GPS Navigation;
  • GPS Brasil – Navegador Grátis;
  • Here WeGo.

Quem criou o GPS?

O GPS – Sistema de Posicionamento Global, foi criado por Hedy Lamarr (1913 – 2000), uma atriz de Hollywood, por incrível que pareça!

Hedy Lamarr era austríaca e de origem judaica. Ela criou a tecnologia que serviu de base para o sistema do GPS durante a Segunda Guerra Mundial para ajudar os Estados Unidos e aliados contra o crescimento da onda nazista na época.

Foi com o seu ex-marido, Fritz Mandl, na Áustria, e com os seus colegas engenheiros que Hedy adquiriu conhecimento sobre radiocomunicação e graças a isso pode contribuir cientificamente quando se divorciou e fugiu para os Estados Unidos.