» » O que significa Ntj?

O que significa Ntj?

É curioso pensar como uma mesma sigla pode ter sentidos tão opostos, a exemplos de Ntj que simultaneamente pode representar algo informal e formal, conforme pode entender abaixo em meio a exemplos que tornam a compreensão ainda mais simples, olha só:

O que significa Ntj?


Ntj é uma abreviação que possui múltiplos sentidos, podendo significar tanto não tem jeito, uma expressão informal, quanto Norma jurídica tributária, assunto formal que se torna comum entre quem estuda ou trabalha na área do Direito.

Sendo possível a entender de maneiras diversas, é preciso estar atento ao contexto da frase na qual é vista para que sejam evitadas confusões na comunicação, por isso entenda ainda sobre cada um dos seus sentidos de forma mais específica.

Ntj – Não tem jeito


Não tem jeito é o significado mais popular e também informal para Ntj. Nesse sentido a expressão é muito utilizada no meio informal, ganhando visibilidade nas redes sociais onde as abreviações tornam a comunicação mais rápida e simples.

É comum que essa forma esteja presente em jogos como o Free fire mas também em hashtags em aplicativos como o Instagram e Twitter, sendo mais conhecida entre os jovens que passam a utilizar para refletir algo que não tem dado certo.

  • Parece que nada dá certo, ntj.
  • Ntj, nem sempre funciona como queremos.

Ntj – Norma jurídica tributária


Já de modo formal, Ntj pode representar Norma jurídica tributária, sendo ligada a área do Direito e assim, mostrando ser fundamental como ponto de definição da incidência fiscal, sendo ligada a aspectos legais para sua devida formalização.

Esse uso é incomum e também muito restrito a um grupo de pessoas que pertencem a essa área de estudo e atuação, mas ainda assim é importante que possamos entender melhor sobre ela para entender o seu possível uso.

  • A Ntj é estudada pelo Direito tributário.
  • Para a construção da Ntj, foram precisos muitos estudos.

Atualizado em: 26/06/2023 na categoria: Siglas