» » O que é RPS?

O que é RPS?

Por meio da sigla RPS, podemos nos referir a Recibo Provisório de Serviços, um tipo de documento que nos revela certa importância diante de relações de prestação de serviços, podendo ser obtido de forma simples e utilizado em muitos contextos.

Assim, para que consiga tirar maiores dúvidas sobre o modelo, basta seguir conferindo o post logo abaixo, onde explicamos detalhes mais específicos e igualmente importantes, olha só:

O que é RPS?

RPS (Recibo Provisório de Serviços) é um tipo de documento voltado para cumprir a função da nota fiscal eletrônica de serviços de modo temporário, uma funcionalidade muito importante considerando possíveis instabilidades no acesso a internet e, portanto, na emissão da nota.

Assim, com o uso desse recido, podemos manter a comprovação de determinada prestação de serviço ocorrida em casos de emergência, sem que haja insegurança tanto por parte de si mesmo quanto pelo cliente.

Veja Também: Significado de IOF

Como emitir o RPS?

Agora que você já sabe da importância desse modelo, é importante compreender qual a forma de obtenção do mesmo, visto que ele pode ser muito útil até mesmo para que você não tenha problemas futuros no sentido tributário.

Diante disso, vale frisar que a emissão desse recibo deve ser solicitada junto a Prefeitura da cidade de realização do serviço em questão. Mas um detalhe é que ele não é aceito por todas as prefeituras, sendo importante consultar caso a caso.

O RPS substitui a Nota fiscal eletrônica?

A resposta dessa pergunta pode acabar te confundindo, mas a resposta é que não, esse recibo não é capaz de substituir a emissão da nota, já que funciona somente de forma provisória, demandando a emissão posterior do modelo principal.


Assim, utilize o Recibo Provisório de Serviços apenas em situações emergenciais caso ele seja validado pela prefeitura onde presta serviços, não deixando de voltar ao uso da nota fiscal eletrônica logo que possível.

Atualizado em: 26/06/2023 na categoria: Siglas